Em diversas áreas da ciência podemos empregar números bem pequenos que nos ajudam a descrever fenômenos, resultados e discussões de pesquisas e de estudos. Como exemplo, podemos citar a nanotecnologia, em que podemos analisar e medir espessuras de filmes finos, agrupamentos de nanotubos de carbono e até mesmo diâmetros atômicos.

Já no caso da astronomia e cosmologia, por exemplo, os números e dados estudados são bastante extensos para medir, como é o caso do diâmetro de uma determinada estrela, planeta ou até mesmo o comprimento de uma determinada galáxia, buracos negros, etc.

O que é a notação científica?

Para representar esses pequenos e grandes números precisamos de uma notação matemática chamada de notação científica. A notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos: a chave do problema é multiplicar um número pequeno por uma potência de 10.

Imagem: Reprodução/ internet

Exemplos

Colocando a vírgula imediatamente após o primeiro algarismo das questões abaixo, determine seus expoentes:

  1. 10-4 = 2,3.107

Agora se a quisermos que a vírgula fique imediatamente na frente do 2, devemos deslocá-la uma casa decimal para a esquerda. No entanto, ao fazermos isso, o expoente negativo de base 10 irá aumentar de um número (-4 + 1 + -3), isto é, de -4 aumenta para -3, afinal de contas sabemos que -3 é maior que -4, por estar mais próximo do número 0.

  1. 10-4 = 2,3.10-3

Para transformarmos um número grande qualquer em notação científica, devemos deslocar a vírgula para a esquerda até o primeiro algarismo, desta forma:

  1. 200 000 000 000 = 2,00 000 000 000

Note que a vírgula avançou 11 casas para a esquerda, então em notação científica este número fica 2.1011. Sempre que a vírgula se mover para a esquerda vai ser adicionado mais um na ordem de grandeza.

Para os valores muito pequenos, é só mover a vírgula para a direita, e a cada casa avançada, diminuir um da ordem de grandeza:

  1. 0,0000000586 = movendo a vírgula para a direita fica = 5,86 (avanço de 8 casas) = 5,86.10-8.

Viu só como é fácil? Agora não tem mais erro nem mistério em torno da mudança de posição da vírgula na notação científica!

Calça Preto High Rise Tight Nike Feminina Legging e Printed Cinza  

Feminina Cinza Printed Nike Preto Rise e Calça High Tight Legging Com informações do blog Elísio Física, assinado pelo professor Elísio

Veja mais!