Em diversas áreas da ciência podemos empregar números bem pequenos que nos ajudam a descrever fenômenos, resultados e discussões de pesquisas e de estudos. Como exemplo, podemos citar a nanotecnologia, em que podemos analisar e medir espessuras de filmes finos, agrupamentos de nanotubos de carbono e até mesmo diâmetros atômicos.

Já no caso da astronomia e cosmologia, por exemplo, os números e dados estudados são bastante extensos para medir, como é o caso do diâmetro de uma determinada estrela, planeta ou até mesmo o comprimento de uma determinada galáxia, buracos negros, etc.

O que é a notação científica?

Para representar esses pequenos e grandes números precisamos de uma notação matemática chamada de notação científica. A notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos: a chave do problema é multiplicar um número pequeno por uma potência de 10.

Imagem: Reprodução/ internet

Exemplos

Colocando a vírgula imediatamente após o primeiro algarismo das questões abaixo, determine seus expoentes:

  1. 10-4 = 2,3.107

Agora se a quisermos que a vírgula fique imediatamente na frente do 2, devemos deslocá-la uma casa decimal para a esquerda. No entanto, ao fazermos isso, o expoente negativo de base 10 irá aumentar de um número (-4 + 1 + -3), isto é, de -4 aumenta para -3, afinal de contas sabemos que -3 é maior que -4, por estar mais próximo do número 0.

  1. 10-4 = 2,3.10-3

Para transformarmos um número grande qualquer em notação científica, devemos deslocar a vírgula para a esquerda até o primeiro algarismo, desta forma:

  1. 200 000 000 000 = 2,00 000 000 000

Note que a vírgula avançou 11 casas para a esquerda, então em notação científica este número fica 2.1011. Sempre que a vírgula se mover para a esquerda vai ser adicionado mais um na ordem de grandeza.

Para os valores muito pequenos, é só mover a vírgula para a direita, e a cada casa avançada, diminuir um da ordem de grandeza:

  1. 0,0000000586 = movendo a vírgula para a direita fica = 5,86 (avanço de 8 casas) = 5,86.10-8.

Viu só como é fácil? Agora não tem mais erro nem mistério em torno da mudança de posição da vírgula na notação científica!

Preta Bota Taquilla Taquilla Bota Bota Preta Bota Taquilla Preta Taquilla  

Bota Preta Bota Preta Taquilla Bota Taquilla Bota Taquilla Taquilla Preta Com informações do blog Elísio Física, assinado pelo professor Elísio

Veja mais!